Cotidiano

Novo edital do BikePOA prevê 10 novas estações de bicicletas compartilhadas

Ocorrerá na próxima segunda-feira (21), na Secretaria Municipal da Fazenda de Porto Alegre, a apresentação das propostas e o anúncio da empresa vencedora da licitação do sistema de bicicletas compartilhadas da Capital, o atual BikePOA.
O edital foi elaborado pela EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) e lançado no dia 31 de agosto. A novidade é a ampliação do número de estações das atuais 40 para 50, um aumento de 25% no número de pontos para aluguel de bicicletas.
O número de bicicletas também vai aumentar. Serão mais de 400 bicicletas em circulação oferecidas aos usuários (hoje, o número é de 400, porém, muitas delas ficam em conserto e manutenção).
Outro ponto importante é o preço. O valor diário seguirá sendo R$ 5 e o mensal, R$ 10. A empresa vencedora deverá prestar o serviço por cinco anos. Desde a implantação do BikePoa, mais de 702 mil viagens foram realizadas.
Ao todo, 156.980 cadastros no site ou aplicativo foram efetivados. Com o uso das bicicletas, 251,24 toneladas de dióxido de carbono deixaram de ser emitidas na atmosfera.
Ampliação – Caso uma nova empresa vença a licitação, a EPTC vai analisar a possibilidade legal de ampliar o contrato com a atual empresa do BikePoa, a Serttel, para que não haja um impacto significativo no atendimento aos usuários.