A 4ª Delegacia de Investigações do Narcotráfico da Polícia Civil desencadeou, na manhã desta terça-feira (28), a Operação Barcelona contra o tráfico de drogas na Zona Leste de Porto Alegre. Nove pessoas foram presas durante o cumprimento de 17 mandados judiciais.
Na ação, foi apreendida grande quantidade de crack, maconha e cocaína, totalizando oito quilos de drogas, além de quatro pistolas, 250 munições, toucas ninjas, colete balístico, balança de precisão e 21 mil pinos utilizados para armazenar cocaína para a venda. Veículos utilizados no tráfico e cerca de R$ 10 mil também foram apreendidos.
Curta a nossa nova página no Facebook
Siga no Twitter e receba todas as nossas atualizações
Conforme o delegado Maurício Barison, a ação é resultado de três meses de investigação que apurou a ocorrência do tráfico de drogas na região da Vila Tamanca e Beco dos Cafunchos, na Lomba do Pinheiro, onde recentemente criminosos incendiaram ônibus causando pânico na população. A organização criminosa que atua na área também seria responsável pelo comércio e aluguel de armas utilizadas em roubos, homicídios e ameaças constantes.
O diretor de Investigações, delegado Mario Souza afirmou que essa ação deve saturar a área que vive um início de conflagração, e complementa “que as investigações monitoravam a movimentação de grupos criminosos que poderiam entrar em conflito a qualquer momento, pela disputa do tráfico na região”.
Participaram da operação, 100 policiais civis da área operacional do Denarc, do GOE (Grupamento de Operações Especiais) e do DHPP (Departamento de Homicídios de Porto Alegre). Os presos foram conduzidos ao Denarc e posteriormente foram encaminhados ao sistema prisional.