Em setembro vai começar as novas rotas de voos comerciais regionais no Rio Grande do Sul. No dia 20, feriado Farroupilha, decolarão os primeiros aviões da Two Flex de Bagé e de Santa Rosa rumo a Porto Alegre, sob administração da Gol Linhas Aéreas.
Até 20 de dezembro, Rio Grande, São Borja, Santana do Livramento e Passo Fundo também serão atendidas pelo transporte aéreo.
O cronograma foi divulgado pelas companhias nesta quinta-feira (25), em cerimônia realizada no Salão Alberto Pasqualini, no Palácio Piratini.
O evento contou com presença do governador Eduardo Leite, do vice-governador Ranolfo Vieira Júnior, do presidente da Gol, Paulo Kakinoff, do presidente da Two Flex, Rui Aquino. Também esteve presente o presidente da Frente Parlamentar da Aviação Civil Regional na Assembleia Legislativa, deputado Frederico Antunes.
“Um grande Estado como o nosso precisa de investimentos em logística que permitam aproximar e integrar as regiões“, ressaltou o governador.
“Por isso, além de projetos para rodovias, ferrovias e hidrovias, o incentivo à aviação regional é determinante para o desenvolvimento do Rio Grande”, completou.
Até o final deste ano, haverá de três a seis voos semanais operando nas seis cidades gaúchas. As viagens terão duração de 55 minutos a duas horas.
Os aviões utilizados serão Cessna 208, com capacidade para nove passageiros. As passagens começarão a ser vendidas no dia 6 de agosto no site da Gol, com valores entre R$ 400 e R$ 800 para cada trecho.
Parceria
Conforme o presidente da Gol, Paulo Kakinoff, a parceria com a Two Flex, em que uma é responsável pela administração e venda dos bilhetes e a outra, pela operação dos aviões, é inédita no País.
Isso foi possível por causa de uma da medida assinada pelo governador no início do mês, que passou a permitir que as companhias exercessem as atividades no Rio Grande do Sul por meio de contratos comerciais com terceiros.
“Cria uma capilaridade e democratiza o acesso ao transporte aéreo com a garantia e o suporte de uma grande companhia”, afirmou Kakinoff.
O deputado Frederico Antunes acrescentou que a capilaridade vai se estender, inclusive, para fora do país, já que o voo para Santana do Livramento pousará no município vizinho de Rivera, no Uruguai. “Vamos integrar ainda mais o Mercosul e promover o desenvolvimento de ambos os países”, ressaltou.
Calendário:
Datas anunciadas pela Gol para o início das operações nas cidades gaúchas:
20 de setembro: Bagé e Santa Rosa
9 de novembro: Rio Grande
21 de novembro: São Borja
16 de dezembro: Santana do Livramento
20 de dezembro: Passo Fundo