O Desembargador Luiz Felipe Silveira Difini é o novo presidente do TJRS (Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul). A sessão de eleição ocorreu nesta segunda-feira (14) e durou pouco mais de 40 minutos, contando com a presença de 136 Desembargadores que compõem o Tribunal Pleno do TJ. A posse da nova Administração ocorrerá no dia 1° de fevereiro de 2016.
Exatamente às 14h59min, o Desembargador José Aquino Flôres de Camargo anunciou o nome do seu sucessor. Eleito com 95 votos, o Desembargador Difini administrará a Corte gaúcha no biênio 2016-2018, ao lado dos Desembargadores Carlos Eduardo Zietlow Duro (1° Vice-Presidente), Maria Isabel de Azevedo Souza (2° Vice-Presidente), Paulo Roberto Lessa Franz (3° Vice-Presidente) e Iris Helena Medeiros Nogueira (Corregedora-Geral da Justiça).
Também concorreu ao pleito o Desembargador Guinther Spode, que recebeu 39 votos. Ainda, foram registrados 1 voto para o Desembargador Bayard Ney de Freitas Barcellos e 1 voto nulo.
De forma inédita, duas mulheres irão compor, juntas, a Administração do TJRS. Também será a primeira vez que as funções de 2ª Vice-Presidente e Corregedora-Geral da Justiça serão exercidas por Desembargadoras.
Luiz Felipe Silveira Difini é natural de Porto Alegre, formando em Direito pela UFRGS (1980). Ingressou na magistratura em 1986, classificando-se em primeiro lugar no respectivo concurso. Jurisdicionou as Comarcas de Viamão, Santo Antônio das Missões, Três de Maio e Soledade. Em Porto Alegre, foi titular das Varas de Acidente do Trabalho e do 1º Juizado da 5ª Vara da Fazenda Pública. Foi promovido a Desembargador do Tribunal de Justiça em maio de 2001. Foi Presidente da AJURIS (2000-2001) e Presidente do Tribunal Regional Eleitoral (2010-2011).
Cotidiano