No Dia da Defesa da Educação, 4 mil estudantes protestam em Porto Alegre

Estudantes realizaram na manhã desta quinta-feira, 26, um protesto contra os cortes de investimentos na área de educação no País. Segundo a Uges (União Gaúcha dos Estudantes), o ato reuniu 4 mil pessoas. Na pauta de reivindicações do, também estavam o passe livre estudantil durante feriados e fins de semana.
A manifestação começou por volta das 8h, em frente ao Colégio Protásio Alves, na Ipiranga. Por volta das 9h, o grupo começou uma caminhada pelo até o Centro da Capital. A manifestação passou pelo Julinho (Colégio Júlio de Castilhos), João Pessoa e Túnel da Conceição antes de seguir até a Prefeitura.
No Paço Municipal, os estudantes reivindicaram o direito a meia passagem no transporte público da Capital para os alunos da rede básica e superior. Uma proposta para a extensão do benefício foi encaminhada durante uma reunião com lideres estudantis e o secretário Cezar Busatto, da SGML (Secretaria Municipal de Governança Local). A Prefeitura deve dar um parecer sobre a ampliação das meias passagens em 15 dias.