O DMLU (Departamento Municipal de Limpeza Urbana) realizou neste sábado, 21, um mutirão de limpeza das praias de Ipanema e Guarujá. A ação teve início às 9h em frente à rua Déa Coufal, em Ipanema, e integra a programação da Semana de Porto Alegre.
Colchões, latas de tinta, pedaços de móveis, animais mortos em rituais religiosos e pneus são alguns dos resíduos que recolhidos na montanha de lixo formada no fim do percurso que soma 15 toneladas.
O diretor-geral do DMLU André Carús afirmou que o objetivo da ação é educar. “Não queremos apenas promover a limpeza dessa área. Isso a gente faz diariamente. Nosso objetivo aqui hoje é mostrar às pessoas o que a falta de cuidados, a falta de consciência e de educação provoca, ou seja, a degradação dos espaços públicos”, reforçou.
Para a ação, foram distribuídas luvas aos participantes. Um barco foi usado para recolher resíduos superficiais das margens do Lago Guaíba. O mutirão começou às 9h, na praia de Ipanema, em frente à rua Déa Coufal. As equipes do DMLU e voluntários foram até a pista de skate do Guarujá, onde foi formada a montanha com todos os resíduos recolhidos durante a limpeza.