PROGRAMA DESCARTE LEGAL

Mutirão coleta 38 toneladas de resíduos em Santa Maria

A ação foi realizada na quinta-feira (28), nos bairros Lorenzi e Urlândia, na região sul de Santa Maria.

Fotos: Marcelo Oliveira/PMSM
Fotos: Marcelo Oliveira/PMSM

Um mutirão de limpeza retirou 38 toneladas de resíduos descartados de forma irregular em Santa Maria, na região Central do Estado. Os bairros Lorenzi e Urlândia, na região sul da cidade, receberam a ação do Programa Descarte Legal na quinta-feira (28).

De acordo com a Prefeitura, houve a coleta de 35 toneladas de resíduos através da limpeza de terrenos públicos e coleta de bens inservíveis. Mmateriais recicláveis somaram três toneladas.

Entre os materiais recolhidos estão móveis e eletrodomésticos inservíveis. Os mais comuns são os da linha branca, tais como máquinas de lavar roupa, geladeiras, máquinas de secar, máquinas de lavar louça e freezers. Assim como lâmpadas fluorescentes e de LED, além de resíduos de construção civil, como alvenaria, gesso comum, gesso acartonado e madeira de obra.

Outros materiais encaminhados para descarte ou reciclagem são vidros, papelões, plásticos em geral, sucatas, além de óleo de cozinha e eletrônicos.

Conforme o coordenador setorial da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, Juliano Dalcol, a população participou. Isso permitiu uma grande quantidade de resíduos recolhidos, o que também traz benefícios à saúde pública dos bairros.

“O mutirão foi bastante positivo porque conseguimos recolher um número considerável de resíduos que, muitas vezes, são descartados de forma irregular na natureza, se tornando possíveis pontos de proliferação do mosquito da dengue”, aponta.

Ainda conforme Dalcol, a Companhia Riograndense de Valorização de Resíduos destinou todos os outros materiais a um aterro sanitário, que é o local correto para o descarte. Os recicláveis tiveram outra destinação.

Para agendar o descarte de inservíveis é possível entrar em contato com a Coordenadoria de Resíduos pelo número (55) 97400-5551.