Cotidiano

Museu de Percurso do Negro no roteiro do Viva o Centro a Pé

Para marcar o Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, a Secretaria Municipal da Cultura (SMC) preparou uma edição especial do projeto Viva o Centro a Pé na Feira do Livro. Com o tema o Museu de Percurso do Negro, o passeio ocorre no sábado (16), às 10h. O local de encontro será no monumento O Tambor (praça Brigadeiro Sampaio, rua dos Andradas , ao lado do Museu do Trabalho, no Centro Histórico). Inscrições gratuitas pelo blog. Em caso de chuva, o passeio será cancelado.

Roteiro Museu de Percurso do Negro

O passeio passará por locais que contam a história dos negros em Porto Alegre. Essa trajetória, que por muito tempo esteve apagada, ganhou visibilidade com o Museu do Percurso do Negro. O museu se faz em movimento, em história, em vivências, evocando a presença e a memória cultural dos africanos e seus descendentes no Centro Histórico.

Em lugares marcantes vivenciados pelos negros foram elaborados objetos de arte representativos, como no cais do Porto e antigos atracadouros. O percurso se inicia no Largo da Forca (praça Brigadeiros Sampaio) onde está o monumento O Tambor, segue pelo Pelourinho (Igreja das Dores), Largo da Quitanda (praça da Alfândega), onde está a Pegada Africana, Esquina do Zaire (avenida Borges de Medeiros com a rua dos Andradas) até o Mercado Público, onde está assentado o Bará do Mercado, emanando dali sua energia.

O orientador será o técnico em cultura da SMC, Pedro Rubens Vargas, que é graduado em História e Administração, pós-graduado em Museologia e mestre em Planejamento Urbano e Regional pela Ufrgs. É um dos idealizadores do Museu de Percurso do Negro, atuou no registro da Tradição do Bará do Mercado como patrimônio imaterial da cidade.

Seu negócio no Agora RS!

Fale com nosso time comercial e descubra como veicular campanhas de alto impacto, personalizadas para o seu público.