Museu conta a história da cultura musical na cidade

Na programação da Semana de Porto Alegre, o projeto Cinema no Museu – História da Cultura Musical na Cidade mescla cinema e bate-papo. A curadoria é de Arthur de Faria, Marcello Campos e Paulo César Teixeira. Serão três noites com exibição de filmes seguida de debate nesta quarta-feira, 21, sexta-feira, 23, e domingo, 25, às 19h, no Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo (rua João Alfredo, 582, Cidade Baixa). A entrada é franca.

Veja aqui a programação completa da Semana.

A Semana de Porto Alegre é apresentada pela Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Prefeitura de Porto Alegre e Companhia Zaffari, com patrocínio Caixa e Governo Federal. Agenciamento cultural Primeira Fila Produções. Realização da Prefeitura de Porto Alegre, financiada através do Pró-cultura RS, Lei de Incentivo à Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Sobre os filmes
Amigo Lupi e Túlio Piva – Pandeiro de Prata – Conhecido como o compositor de músicas que retratam a dor romântica com exatidão, Lupicínio Rodrigues é uma figura tradicional porto-alegrense. Nascido no bairro Ilhota, é o autor do hino do clube futebolístico Grêmio. O documentário Amigo Lupi foi produzido em 1992 e foi dirigido por Beto Rodrigues. Outra figura importante na história musical é o santiaguense Túlio Piva. Em 2018, completou-se 25 anos de sua morte. Piva compôs mais de 500 músicas, principalmente sambas. No ano de 1984 recebeu o título de Cidadão Emérito de Porto Alegre. O documentário “Túlio Piva – Pandeiro de Prata” conta com a direção de Marco Martins e produção de Loli Menezes. Além dos curadores do projeto, participam da conversa nesta quarta-feira, 21, o músico Mathias Pinto e o artista Álvaro Rosa.

Mais uma Canção –  Programado para esta sexta-feira, 23, o filme Mais uma Canção, é dirigido por René Goya Filho e Alexandre Derlam. O documentário acompanha uma viagem do músico Bebeto Alves pela região da Península Ibérica e pelo norte da África, lugares onde o artista entrou em contato com as raízes da milonga. O público também poderá conferir o episódio “Aquela música que não tem nome (1960-2013)” da série “100 anos de música”. Nesta noite, o bate-papo acontece com Bebeto Alves, o diretor René Goya Filho e os curadores.

Filme sobre o Bom Fim – Para encerrar o projeto, entra em cena o bairro Bom Fim, retratado pelo diretor Boca Migotto. As ruas do bairro acolheram a cena musical da juventude, principalmente das décadas de 1970 e 1980. Também será exibido o episódio da série “100 anos de música” dedicado ao rock porto-alegrense. Além do diretor e dos curadores, o também cineasta e músico Carlos Gerbase participa da roda de conversa.

Sobre os curadores
Arthur de Faria produziu 28 discos e escreveu 53 trilhas para cinema e teatro – atualmente integra a Cia Ultralíricos, de Felipe Hirsch, uma das mais importantes do País. Ainda como músico lidera a Arthur de Faria & Orkestra do Kaos, e faz parte dos projetos transnacionais Surdomundo Imposible Orchestra e Música Menor. Por 20 anos esteve à frente do Arthur de Faria & Seu Conjunto, com quem lançou seis de seus 12 discos. Doutorando na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Literatura Brasileira, na área de canção popular, ministra há décadas cursos sobre música popular brasileira. Publicou, entre outros, “Elis, Uma Biografia Musical”.

O jornalista, pesquisador e escritor Marcello Campos, é formado em Jornalismo, Publicidade e Propaganda (ambas pela PUCRS) e Artes Plásticas (UFRGS). Trabalhou em agências de comunicação e em veículos como TVE, Rádio Guaíba e os jornais Correio do Povo e o Sul. Desde 2006 atua no segmento literário. É autor de quatro livros, incluindo a biografia de Lupicínio Rodrigues, lançada em 2014.

O jornalista Paulo César Teixeira é autor dos livros “Esquina Maldita”, que retrata o gueto boêmio que reunia artistas, hippies e ativistas políticos entre as décadas de 1960 e 1970, no Bom Fim – e “Nega Lu – Uma Dama de Barba Malfeita” – biografia de Luiz Airton Faria Bastos, homossexual negro que marcou a cena boêmia e cultural de Porto Alegre nos anos 1970, 1980 e 1990. Publicou ainda “Darcy Alves – Vida nas Cordas do Violão”, que conta a trajetória do cantor e violonista que acompanhava Lupicínio Rodrigues na boemia da Capital gaúcha (os três livros foram publicados pela Libretos).

Programação

Quarta-feira, 21 
19h – “Cinema no Museu – História da Cultura Musical na Cidade”
Curadores: Arthur de Faria, Marcello Campos e Paulo César Teixeira
Filmes: “Amigo Lupi” (17min) e “Túlio Piva – Pandeiro de Prata” (55min)
Convidados: Álvaro Rosa e Mathias Pinto

Sexta-feira, 23
19h – “Cinema no Museu – História da Cultura Musical na Cidade”
Curadores: Arthur de Faria, Marcello Campos e Paulo César Teixeira
Filmes: “100 anos de música” (episódio de 25min) e “Mais uma Canção” (96min)
Convidados: Bebeto Alves e René Goya Filho

Domingo, 25 
19h – “Cinema no Museu – História da Cultura Musical na Cidade”
Curadores: Arthur de Faria, Marcello Campos e Paulo César Teixeira
Filmes: “100 anos de música” (episódio de 25min) e “Filme sobre o Bom Fim” (88min)
Convidados: Carlos Gerbase e Boca Migotto