PROGRAMA

7 municípios gaúchos iniciaram a preparação dos terrenos para receber casas definitivas

Na primeira etapa, foram anunciadas 332 casas para oito dos municípios mais atingidos pelas enchentes.

Foto: Jorge Fuentes/Ascom Sehab
Foto: Jorge Fuentes/Ascom Sehab

Nesta quinta-feira (27), o governo do Rio Grande do Sul informou que sete municípios iniciaram a preparação dos terrenos para receber casas definitivas.

“Nesta semana, Lajeado começou a preparar o primeiro terreno, de um total de três, que receberá as moradias definitivas do programa A Casa é Sua – Calamidade. No espaço de 3 mil metros quadrados, no bairro São Bento, serão construídas dez das 30 casas destinadas ao município”, afirmou o Piratini.

Arroio do Meio, Cruzeiro do Sul, Estrela, Muçum, Roca Sales e Santa Tereza começaram os trabalhos na primeira quinzena de junho.

Primeira etapa

Na primeira etapa, foram anunciadas 332 casas, com investimento de R$ 46 milhões, para oito dos municípios mais atingidos pelas enchentes de maio. As moradias foram distribuídas da seguinte forma: Cruzeiro do Sul (40), Encantado (39), Estrela (40), Lajeado (30), Muçum (56), Roca Sales (35), Santa Tereza (24) e Venâncio Aires (72).

“O Estado adquire as casas por ata de registro de preços, da empresa vencedora da licitação (KMB construtora), e entrega aos municípios. Estes são responsáveis pela indicação e pelo preparo dos terrenos, além da seleção das famílias beneficiadas, que devem ser as que perderam totalmente suas casas”, disse o Piratini.

As moradias possuem 44 metros quadrados de área total, com dois quartos, sala/cozinha conjugados, banheiro e área de serviço externa. Segundo o governo gaúcho, a entrega prevista acontece em até 120 dias a partir do início da obra.