Duas escolas da Rede Estadual serão contempladas pelo Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares lançado pelo Ministério da Educação.
A decisão, divulgada pela Seduc (Secretaria da Educação) nesta quinta-feira (19), inclui os municípios de Alvorada, na região metropolitana de Porto Alegre, e Caxias do Sul, na Serra. Mas instituições que receberão o projeto-piloto ainda precisam ser definidas por consulta pública.
“Nossa prioridade são os municípios que integram o programa transversal do governo, o RS Seguro. Também consideramos importante contemplar escolas localizadas em zonas de vulnerabilidade social”, disse o secretário estadual da Educação, Faisal Karam.
O deputado estadual tenente-coronel Zucco, autor do projeto de lei que cria as escolas no RS, afirmou se tratar de um momento histórico para os gaúchos.
“Desde o início da tramitação, o secretário demonstrou interesse e o entendimento resultou em uma ótima notícia para o Rio Grande do Sul”, disse.
Critérios
Como critérios, o governo federal exige que as instituições escolhidas pelos Estados tenham de 500 a mil alunos, e contemplem estudantes do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
O formato piloto já deve começar em 2020, e prevê investimento de cerca de R$ 1 milhão por escola.