Cotidiano

Municipários em greve protestam em frente à estação de transbordo do DMLU

Servidores ligados ao Simpa (Sindicato dos Municipários de Porto Alegre) bloquearam, na manhã desta quinta-feira (17) a entrada da estação de transbordo do DMLU (Departamento Municipal de Limpeza Urbana) no bairro Lomba do Pinheiro, na zona Leste da Capital. Desde o início da paralisação a categoria está realizando manifestações em órgãos do município, para mobilizar outros funcionários públicos.

Em nota, a Prefeitura disse que a ação visa “criar embaraço ou obstaculizar a prestação dos serviços públicos essenciais ao município de Porto Alegre”. “Os manifestantes estão impedindo a operação normal de entrada e saída do transbordo, o que pode acarretar uma reação em cadeia em todo o sistema de coleta de lixo da cidade”, diz o texto.

O texto ainda diz que “a prefeitura considera injustificáveis este e outros atos de vandalismo protagonizados nas últimas semanas pelo Simpa. Tais ações destrutivas são prejudiciais para a cidade e seus moradores”. E conclui afirmando que o “o Simpa tem demonstrado que é um partido político em campanha eleitoral”.

O sindicato, por sua vez, disse que não obstruiu a entrada e saída de caminhões da estação de transbordo.