MST ocupa prédios do Incra e do Ministério da Fazenda em Porto Alegre

O grupo pede que seja retomado, pelo governo federal, assentamento de famílias. Segundo os manifestantes, 2,3 mil famílias do Estado aguardam o reassentamento.

Cerca de 2 mil trabalhadores sem terra e integrantes de movimentos sociais ocuparam, na manhã desta segunda-feira (5), os pátios do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) e Ministério da Fazenda em Porto Alegre. O movimento é nacional e ocorre em todos os Estados brasileiros.

O grupo pede que seja retomado, pelo governo federal, assentamento de famílias. Segundo os manifestantes, 2,3 mil famílias do Estado aguardam o reassentamento. O grupo também protesta contra a suspensão da decisão do TCU (Tribunal de Contas da União) de penalizar mais de 578 mil assentados no país por considerá-los irregulares.

Outra reivindicação é contra a reforma na previdência rural, que pretende alterar a idade mínima de 65 anos para a aposentadoria de homens e mulheres. Conforme o grupo, há no RS, em torno de 13 mil famílias assentadas.