MP vai recorrer de multa aplicada à empresa que vendeu leite com formol

Em maio de 2013, o MP estimou que foram vendidos mais de 990 mil litros de leite com ureia contendo formol para os três estados da Região Sul do Brasil.

A Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor irá recorrer de sentença judicial para ampliar a condenação da empresa Vonpar Alimentos que teve multa fixada em R$ 2,5 milhões por vender lotes de leite com formol. A intenção  é aumentar o valor da penalidade à empresa, que fabricava leite UHT da marca Mumu.

Em maio de 2013, na deflagração da primeira fase da Operação Leite Compen$ado, o MP estimou que foram vendidos mais de 990 mil litros de leite com ureia contendo formol para os três estados da Região Sul do Brasil.

À época, o Ministério Público ingressou com ação coletiva de consumo contra a Vonpar Alimentos S.A a partir de ofício encaminhado pelo Mapa. Segundo apontou a Promotoria Especializada da Defesa do Consumidor, a produção estimada de tais lotes contaminados destinada aos mercados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo.

A Vonpar informou que o leite UHT da Mumu deixou de ser produzido desde janeiro de 2014. Ressaltou que foi vítima da fraude do leite e que os lotes, inclusive, foram objetos de recall. Afirmou ainda que antes da descoberta da fraude, acerca dos testes exigidos na produção de leite UHT, não havia exigência de outros procedimentos além daqueles que já eram adotados pela empresa.