Agentes do Programa Segurança Alimentar RS fiscalizaram, nesta terça-feira (20), dois estabelecimentos no município de Itatiba do Sul, no Norte do Estado. Ao todo, uma tonelada de alimentos e produtos impróprios para consumo foi apreendida e inutilizada durante a ação.
Produtos sem procedência, com a validade vencida, dentre eles pedaços de frango estragados e armazenados de forma inadequada e alimentos fora da temperatura indicada, principalmente carne de gado, foram as principais irregularidades encontradas durante as vistorias. Alguns produtos como soda cáustica, que possuem venda proibida em mercados, foram apreendidos de forma cautelar.
Todos os locais foram autuados. Um deles teve o depósito parcialmente interditado por estar sem limpeza adequada, problemas estruturais e acúmulo de caixas de papelão e prateleiras com resíduos alimentícios.
A operação de fiscalização contou com a participação da Promotoria de Justiça de Erechim, da Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Porto Alegre, de servidores do GAECO (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), da SES (Secretaria Estadual da Saúde), da Seapi (Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação), Vigilância Sanitária Municipal de Itatiba do Sul e Patrulha Ambiental da Brigada Militar.