O Fórum Permanente de Prevenção à Venda e ao Consumo de Bebida Alcoólica por Crianças e Adolescentes realizou, na noite de sexta-feira e madrugada de sábado, 21 e 22, a fiscalização da formatura do Ensino Médio do Colégio Marista Rosário, na Sogipa, em Porto Alegre. Durante a atividade, o ônibus do MP (Ministério Público) esteve estacionado em frente ao salão onde aconteceu a festa.
ATENDIMENTOS
Quatro adolescentes precisaram de atendimento. Todos passaram pelo serviço médico. Um deles tinha mais de 18 anos, dois se encontravam em condições de voltar para a festa. No outro caso, o adolescente foi levado para o ônibus do MP onde foi feito o registro. Em seguida, foi realizado contato com a mãe, que foi ao local buscar o estudante.
Os trabalhos foram comandados pela coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude, Educação, Família e Sucessões, Denise Villela, e pela promotora de Justiça da Infância e da Juventude de Porto Alegre Inglacir Delavedova.
Além dos atendimentos, Denise Villela e Inglacir Delavedova mantiveram contatos com dirigentes do Colégio Rosário pressentes no local, bem como a equipe da Applause Formaturas e do clube.
Garrafas escondidas em arbustos
Ao fazer um balanço das atividades, Denise Villela destaca que não houve problemas com venda de bebida para adolescentes no entorno do clube, porém foram localizadas várias garrafas escondidas em arbustos e também foi identificada uma adolescente que tentou burlar a fiscalização e acabou flagrada entrando no clube com uma latinha contendo cachaça escondida na roupa. “Acreditamos que o baixo número de atendimento é o resultado do trabalho continuado de todos os envolvidos no Fórum do Álcool, junto com as atividades desenvolvidas pela escola, que também se encontrava presente na festa”, concluiu a promotora de Justiça.
A fiscalização contou com a parceria da Polícia Civil, por meio da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente. Também participaram integrantes do Departamento de Indústria e Comércio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. Os trabalhos contaram com o apoio da Assessoria de Segurança Institucional e do Setor de Transportes do MP.