O MP/RS (Ministério Público) irá denunciar 49 agentes da Susepe (Superintendência de Serviços Penitenciários) por peculato e falsidade documental. Os implicados foram investigados pela “Operação $u$epe”, que apura fraude em diárias.
Entre os denunciados há dois supervisores da divisão de monitoramento eletrônico. As investigações prosseguem em relação a outros suspeitos, segundo o MP. No dia 9/04, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão em hotéis da Capital para a localização de registros relativos aos hóspedes dos estabelecimentos, nos anos de 2013 e 2014, bem como as segundas vias das notas fiscais emitidas naqueles anos.
As investigações da Operação $u$epe identificaram desvio de diárias através da apresentação de notas fiscais falsas de hotéis por agentes penitenciários que desempenhavam funções no monitoramento eletrônico, e tentavam comprovar hospedagem em Porto Alegre.
As investigações, que têm por base relatório da Corregedoria-Geral da Susepe, envolvem 158 agentes penitenciários, que utilizaram nas prestações de contas junto à Superintendência pelo menos 769 notas fiscais falsas de hotéis, causando prejuízo, em 2014, de mais de R$ 1,6 milhões.
Cotidiano