Motorista envolvido em acidente que vitimou três jovens é liberado pela Justiça

Nesta terça-feira (20), a 1ª Comarca de Estrela liberou o motorista de caminhão Helio Fernando da Rosa Amador, de 53 anos. Helio era o motorista do caminhão cujo rodado se soltou e acabou atingindo três jovens no km 360 da BR-386, em Estrela.
O caso ocorreu nessa segunda-feira (19), quando o rodado da carreta dirigida por ele se desprendeu e atingiu crianças que aguardavam o transporte escolar no acostamento da rodovia, em frente a uma tribo indígena.
Morreram no local do acidente as jovens Chaiane Soares Lemes, 15 anos, Tais Soares Lemes, 9, que eram irmãs, e Franciele Dos Santos Soares, 14. A quarta vítima, Anelise Soares Lemes, 13, irmã de Chaiane e Tais está internada no Hospital Estrela em estado grave.
O condutor havia sido preso pela PRF (Polícia Rodoviária Federal) e encaminhado ao Presídio Estadual de Lajeado. Conforme a magistrada que soltou o motorista, ele mantém emprego e residências fixas, além de não ter passagens policiais.
Rosa Amador terá que comparecer aos chamados judiciais. Segundo o delegado da Polícia Civil, José Romaci Reis, o motorista deverá ser indiciado por três homicídios, lesão corporal na quarta vítima e por ter abandonado o local sem prestar socorro.

Medidas de segurança

Após lutas da comunidade indígena, a Prefeitura de Estrela finalmente aceitou o pedido para que os jovens embarquem no transporte escolar dentro da aldeia, sem que seja necessário ficar exposto aos perigos da BR-386. A Prefeitura deve instalar postes de luz na região, para auxiliar os pedestres.
Já o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre), pretende implementar controladores de velocidade no trecho em que correu o acidente. Entretanto, as obras devem ocorrer somente em 2016.