Um motorista que fazia a linha 209-Restinga foi agredido com chutes no rosto por um passageiro na manhã deste sábado (4), no Centro de Porto Alegre. O condutor desmaiou e bateu o veículo na mureta de proteção do viaduto Imperatriz Dona Leopoldina, na avenida João Pessoa, próximo à UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul).
A agressão ocorreu por volta das 7h, após dois homens embarcarem no coletivo na parada da Redenção. Um deles não queria pagar passagem e se recusava a descer pela frente na parada seguinte. Transtornado, ele agrediu o motorista, que acabou desmaiando.
Inconsciente, o condutor acabou fazendo com que o ônibus seguisse rodando. O veículo saiu do corredor, atravessou duas pistas da João Pessoa e subiu sobre a calçada. Um passageiro, que é condutor profissional de ônibus na empresa Cootravipa, correu para ajudar e conseguiu impedir que o veículo batesse com mais força sobre a mureta do viaduto.
Reação evitou tragédia
Ao Correio do Povo, Gevanildo de Lima contou que é usuário da linha diariamente e como ajudou: “Foi uma reação de segurança para evitar uma tragédia maior. Ele [indivíduo] colocou a vida de todo mundo que estava no ônibus em risco”, comentou.
No veículo estavam cerca de 30 passageiros no momento da agressão. Câmeras de videomonitoramento dentro do onibus vão ajudar a identificar o agressor, que fugiu do local após o acidente.
O choque do coletivo com a mureta acaba causando o bloqueio parcial do passeio do viaduto Imperatriz Dona Leopoldina. O poder público municipal terá que arcar com a recuperação da contenção danificada.
O condutor do coletivo foi socorrido e atendido pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Ele não teve ferimentos graves. O ônibus foi retirado da avenida João Pessoa com a ajuda de um guincho, por volta das 9h de sábado.