Cotidiano

Morre, em São Paulo, o ator e diretor Antônio Abujamra

O ator, dramaturgo e diretor de teatro Antônio Abujamra morreu hoje (28) aos 82 anos, na casa dele, em São Paulo. Abujamra é natural de Ourinhos, São Paulo. A causa da morte ainda não foi divulgada. O apresentador do programa Provocações, da TV Cultura, era conhecido no meio artístico como Abu e deixa dois filhos e dois netos.
Em sua página no Facebook, consta que a irreverência era um traço marcante das suas encenações, além de um humor crítico em relação a tabus sociais. A carreira de Abujamra começou em Porto Alegre, onde atuou na peça Assim é que parece, uma produção do teatro amador universitário da capital gaúcha.
Abujamra trabalhou como diretor da extinta TV Tupi. Em 1998, participou do júri do Festival Mundial de Televisão de Monte Carlo, no principado de Mônaco, como o único convidado latino-americano, ao lado de estrelas do cinema mundial como Claudia Cardinale, Annie Girardot e Yehudi Menuhin.
O trabalho de Abujamra inspirou parentes. Ele tem um filho ator e músico, André Abujamra; além de duas sobrinhas, as atrizes Clarisse Abujamra e Iara Jamra.
Desde 6 de agosto de 2000, ele apresentava o programa Provocações, da TV Cultura, exibido todas as terças-feiras, às 23h30, com reapresentação na madrugada de quarta para quinta-feira, às 4h30. Este programa vinha sendo retransmitido pela TV Brasil.