Cotidiano

Moradores da Ilhas bloqueiam novamente a BR-290

Na tarde desta quinta-feira (21), os moradores das Ilhas do Guaíba voltaram a bloquear o quilômetro 98 da BR-290, na descida da Ponte do Guaíba. Nesse protesto, apenas o sentido capital-interior foi bloqueado. O motivo da manifestação é a falta d’água na região.

Siga o Plantão RS no Twitter: @plantaors
Curta nossa página no Facebook: fb.com/rsplantao

Após a chegada da PRF (Polícia Rodoviária Federal) e negociações, os manifestantes liberaram a pista. Essa foi a terceira manifestação do tipo em dois dias. Ontem (20), houve protesto entre 11h30 e 12h e entre 18h30 e 19h.
O bloqueio aconteceu entre 16h30 e 17h, causando lentidão nas alças de acesso para a Ponte do Guaíba. O protesto foi monitorado pela PRF e pela concessionária que administra a rodovia, a Triunfo Concepa.
Somente mulheres e crianças realizaram bloqueio. Um motociclista que tentou furar o impedimento foi alvo de gritos por parte dos manifestantes. Motoristas tentaram fugir do fluxo lento pelo acostamento, correndo o risco de serem multados.
Conforme os moradores, há falta de água na Ilha do Pavão há quatro semanas. O DMAE diz que não há desabastecimento na região das Ilhas. A alegação é que o problema é causada por “gatos” na rede d’água.
A orientação é para que motoristas evitem a região, pois podem haver reflexos na Avenida da Legalidade e da Democracia.