Mistura de etanol na gasolina passa pra 27% no dia 16

O percentual do etanol misturado à gasolina será aumentado de 25% para 27% a partir do dia 16 de março. A resolução foi assinada nesta tarde, em reunião no Palácio do Planalto, com a presença do ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga.
Atualmente, o percentual de etanol anidro misturado à gasolina é 25%. Em setembro do ano passado, a presidente Dilma Rousseff sancionou projeto de lei autorizando o aumento do percentual para 27,5%. Entretanto, a viabilidade técnica tem de ser comprovada.
Demanda
Foi mantido o percentual de 25% para a gasolina aditivada. De acordo com o presidente da Anfavea (Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores), Luiz Moan, a intenção é que, em breve, o percentual aumente para 27,5% para as gasolinas comum e a premium. Segundo ele, ainda é preciso concluir testes para adotar os 27,5% nos dois tipos de combustível.
Conforme a presidenta da Unica, a expectativa é que o percentual de 27% de etanol na gasolina comum gere uma demanda de mais 1 bilhão de litros por ano. Ela afirmou que o setor tem capacidade para atender ao aumento na demanda.
Redução no desempenho
Apesar do acréscimo de álcool nos combustíveis representar um avanço para o setor sucroalcoleiro, para o motorista, no entanto, a mudança vai representar uma dor de cabeça a mais. Como o álcool anidro possui apenas 70% do rendimento da gasolina, o consumidor vai colocar mais, para andar menos.