Ministro do STF e outras três pessoas morrem em queda de avião em Paraty

Foto: Aeroagora/Reprodução

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Teori Zavascki morreu, aos 68 anos, na queda de um avião bimotor modelo King Air em Paraty, na região da Costa Verde do Rio de Janeiro. O acidente aéreo ocorreu na tarde desta quinta-feira (19).

De acordo com a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), a aeronave decolou às 13h01 do Campo de Marte, em São Paulo, com destino a Paraty, com quatro pessoas a bordo.

O Corpo de Bombeiros de Paraty confirmou que as quatro pessoas que estavam no avião morreram, mas nenhum nome foi divulgado. A aeronave pertence a Emiliano Empreendimentos e Participações Hoteleiras e caiu no mar, há dois quilômetros da cabeceira da pista onde pousaria. Conforme a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), todos as licenças da aeronave estavam regulares no momento da queda.

O ministro do STF Teori Zavascki estava na lista de passageiros do avião e morreu, conforme os Bombeiros. O STF confirmou que o ministro estava na lista, mas não disse se ele estava na avião. Entretanto, o filho de Teori, Francisco Prehn Zavascki, confirmou, através de uma rede social, que o pai estava no avião que caiu e que ele faleceu.

Foto: Facebook/Reprodução

Teori Zavascki era o relator da Operação Lava Jato no STF. O ministro era quem homologava as deleções de ex-executivos de empreiteiras, como o caso da Odebrechet. Zavascki havia interrompido suas férias para dar agilidade na análise da delação quando ocorreu o acidente.

O avião caiu no mar, próximo à Ilha Rasa, e está parcialmente submerso. Além dos bombeiros da cidade, homens do quartel de buscas e salvamento da Barra da Tijuca, no Rio, se deslocaram para o local e auxiliam nas buscas. Também há soldados da Marinha. Na hora do acidente, chovia forte em Paraty e a região estava em estágio de atenção.