Mensagem sobre furacão na costa do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina é falsa

A informação é absolutamente falsa, porque não há nenhum fenômeno deste tipo em formação no mar. Texto se refere ao furacão Catarina, que atingiu a costa gaúcha e catarinense em 2004

(Da redação*) – Uma mensagem está circulando no WhatsApp alertando para a suposta formação de um furacão na costa Sul do Brasil. A informação é absolutamente falsa, porque não há nenhum fenômeno deste tipo em formação no mar.

Até a Epagri/Ciram, órgão de meteorologia de SC, divulgou em seu site que o alerta não é verídico. A previsão para o fim de semana é de frio intenso e sol no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

O texto compartilhado nas redes sociais é real, mas é de uma matéria antiga publicada no site ClicRBS em 2004, quando o litoral gaúcho e catarinense foi atingido pelo furacão Catarina. Ou seja, alguém com intenção de causar pânico, copiou um texto de 14 anos atrás apontando ele como atual.

Uma década e meia atrás, os portais de notícias não tinham um dado muito importante hoje em dia: data de publicação e última atualização da matéria. No Agora no RS, essa informação fica logo abaixo do título ou do subtítulo da matéria.

Da mesma forma, sempre desconfie de textos compartilhados no WhatsApp. Se houvesse uma situação de perigo, como a de um furacão na costa brasileira, a Defesa Civil e os órgãos de meteorologia – como INMET e CPTECjá teriam feito alertas sobre a situação.

*com informações do Diário Catarinense