RUÍNAS DE SÃO MIGUEL ARCANJO

Memorial do RS promove conversa sobre série fotográfica realizada por 24 anos nas Missões

Autor registrou o espaço geográfico e a arquitetura local com câmeras capazes de preservar uma extensa gama tonal e enorme riqueza de detalhes

Foto: Crime do fotógrafo Luiz Carlos Felizardo/Acervo do Iphan

O MRS (Memorial do Rio Grande do Sul), instituição vinculada à Sedac (Secretaria de Estado da Cultura), e o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) promovem, nesta quarta-feira (13), às 17h, encontro com a professora da UFRGS, crítica e curadora de arte, Paula Ramos. O tema é a mostra fotográfica “São Miguel das Missões – O Sonho e a Ruína”, de Luiz Carlos Felizardo, em exposição na sede do Memorial, no Centro Histórico de Porto Alegre, e suas relações com o patrimônio histórico e cultural.

O encontro contará com a presença de Felizardo e será realizado no auditório do MARGS (Museu de Arte do Rio Grande do Sul). O Ambiente conta com climatização, levando-se em conta a previsão de altas temperaturas para os próximos dias. O MARGS fica na Praça da Alfândega – s/nº, em Porto Alegre.

Com câmeras capazes de preservar uma extensa gama tonal e enorme riqueza de detalhes, Felizardo registrou pedras, formas, raízes, o espaço geográfico e a arquitetura da região das ruínas de São Miguel Arcanjo, no noroeste do Rio Grande do Sul. As imagens foram capturadas em seis visitas realizadas pelo fotógrafo à região ao longo de 24 anos.

A mostra, que foi originalmente apresentada pelo MARGS, em 2008, conta ainda com outros painéis informativos contendo textos críticos, imagens de outros fotógrafos e documentos. Ao lado de Felizardo, Paula Ramos foi curadora da exposição original que agora o Memorial do RS reapresenta. 

Em 2023, Felizardo recebeu o Prêmio FUNARTE Mestras e Mestres das Artes. O ano foi repleto de homenagens ao fotógrafo – Prêmio Açorianos, Virada Sustentável, uma exposição na Pinacoteca Ruben Berta em Porto Alegre, dentre outras.