ESPECIALISTA

Médico gaúcho integra consenso internacional que estabelece avanços para o tratamento do câncer de estômago

Médico é reconhecido como um dos principais cirurgiões do aparelho digestivo do país.

Antonio Weston participou da definição de um novo consenso internacional para o tratamento da doença. Foto: Leonardo Lenskij/Divulgação

Médico gaúcho do Hospital Santa Casa integrou um grupo de especialistas que estabelece avanços para o tratamento do câncer de estômago

Integrando um grupo seleto de 30 especialistas em câncer gástrico no mundo todo, o chefe do Serviço de Cirurgia Geral da Santa Casa de Porto Alegre, Antonio Weston, participou da definição de um novo consenso internacional para o tratamento da doença, em especial em casos avançados.

A decisão ocorreu durante a Advanced Gastric Cancer Meeting, realizada em Bertinoro, na Itália. Reunindo importantes diretrizes para o tratamento do câncer de estômago, o consenso consolida novas alternativas para os pacientes.

“Uma delas foi a combinação do tratamento cirúrgico para a retirada do tumor associada à aplicação de tratamento medicamentoso durante o procedimento cirúrgico. Essa técnica já era utilizada em caráter incipiente, ficou consensada, determinada como uma alternativa viável com melhora do resultado, em especial no cenário da doença mais avançada”, destaca Weston, reconhecido como um dos principais cirurgiões do aparelho digestivo do país.

O resultado do encontro será divulgado em março, na próxima edição da revista Gastric Cancer, a principal publicação mundial sobre o tema.