Medalhista olímpica Mayra Aguiar é recebida com festa em Porto Alegre

Quem passava pelo Centro Histórico de Porto Alegre na tarde desta terça-feira (16), foi surpreendido pela presença da judoca campeã mundial e medalhista nos Jogos Olímpicos Rio 2016 e nas Olimpíadas de Londres, em 2012.
A judoca gaúcha é a primeira atleta mulher a ganhar duas medalhas olímpicas para o Brasil em esporte individual. Cinco dias depois de conquistar a medalha de bronze na competição, ela desembarcou no Aeroporto Salgado Filho. Em carro aberto, rumou à Prefeitura e ao Palácio Piratini. “É muito bom receber o carinho de vocês, obrigada pela torcida de sempre”, disse a judoca da Sogipa ao lado do treinador Kiko.
Mayra recebeu do prefeito da Capital, José Fortunati, a chave da cidade em reconhecimento à conquista, na última quinta-feira (11), da medalha de bronze na categoria peso meio-pesado (até 78 kg) feminino. “A chave da cidade tem uma simbologia importante, é uma demonstração de amor e carinho a personalidades que, pelo seu prestígio e pela sua ação, divulgando de forma positiva o nome da cidade para o mundo”, afirmou Fortunati.

Mayra Aguiar

Mayra Aguiar da Silva (Porto Alegre, 3 de agosto de 1991) é uma judoca e militar brasileira, integrante do CEFAN (Centro de Educação Física Almirante Nunes). Atualmente, ocupa a graduação de terceiro sargento na Marinha do Brasil. Também é campeã mundial e medalhista olímpica de judô. Mayra é atleta da Sogipa (Sociedade de Ginástica de Porto Alegre).
Com a medalha no peito e o sentimento de dever cumprido, Mayra disse que trabalhou forte para manter-se vencedora em seu país. “Pus na cabeça que ninguém tiraria a medalha de mim, aqui na minha casa, com a torcida do meu lado”, celebrou. Em seguida, agradeceu o apoio do governo do Estado. “Saio deste ciclo esportivo com um sentimento feliz. É mais uma medalha olímpica e isso significa muito para mim”, acrescentou.

Principais conquistas

  • Bronze no Gran Prix de Tbilisi – Geórgia/2016;
  • Ouro Gran Slam de Paris – França/2016;
  • Bronze na Olimpíada de Londres/2012;
  • Prata no Mundial em Tóquio/2010;
  • Prata Jogos Panamericanos de Toronto/2015;
  • Ouro no World Masters 2012 e 2013;
  • Ouro nos Grand Slam Tyumen/2014, Paris/2012, Rio de Janeiro/2011;
  • Ouro no Pan-Americano Miami/2008, San Salvador/2010, Montreal/2012, San Jose/2013, Edmonton/2015.