Marqueteiro do PT e Odebrecht são alvo da 23ª fase da Lava Jato

PF faz busca e apreensão no apartamento de João Santana em Salvador e na sede da empreiteira em SP na intitulada Operação Acarajé

A Polícia Federal iniciou na manhã desta segunda-feira (22) a 23ª fase da Operação Lava Jato, que investiga o esquema de corrupção na Petrobras. Equipes da PF cumpriram mandados de busca e apreensão no apartamento do publicitário João Santana, num prédio no Corredor da Vitória, em bairro nobre em Salvador.
Santana foi o marqueteiro responsável pelas campanhas presidenciais de Lula (2006) e Dilma Rousseff (2010 e 2014). Na semana passada, o juiz Sergio Moro negou acesso aos advogados do marqueteiro aos autos da investigação sobre remuneração recebida pela Odebrecht.
Uma advogada da empreiteira Odebrecht confirmou que a empresa é alvo de busca em São Paulo e no Rio. As diligências foram realizadas pela PF em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Salvador. Cerca de 300 policiais federais cumprem 51 mandados judiciais, sendo 38 de busca e apreensão, dois de prisão preventiva, seis de prisão temporária e cinco de condução coercitiva.

Curta nossa página no Facebooksiga no Twitter e receba nossas atualizações

A construtora é uma das investigadas na operação e seus executivos foramacusados de pagar R$ 138 milhões em propina para ser contratada em oito obras da Petrobras. Marcelo Odebrecht, herdeiro e ex-presidente da Odebrecht, foi preso em junho do ano passado e é um dos poucos empresários denunciados permanece atrás das grades.
A Operação Lava Jato é a maior investigação sobre corrupção conduzida até hoje no Brasil. Ela começou investigando uma rede de doleiros que atuavam em vários Estados e descobriu a existência de um vasto esquema de corrupção, envolvendo políticos de vários partidos e as maiores empreiteiras do país.