Cotidiano

Marcas BIG e Nacional voltarão a fazer parte do dia a dia dos gaúchos

Com o fim das operações da Walmart Brasil, marcas bastante conhecidas dos gaúchos – Big e Nacional – voltarão, mas totalmente repaginadas.

A holding Grupo BIG passou, a partir desta segunda-feira (12), a operar as lojas que pertenciam à Walmart no Brasil. A empresa americana vendeu, há um ano, 80% da operação para o Fundo de Investimento Advent. Com a mudança, marcas bastante conhecidas dos gaúchos – Big e Nacional – voltarão ao cotidiano, mas totalmente repaginadas.

Conforme a holding, o Grupo BIG inicia uma gestão 100% local. A medida garantirá, de acordo com os gestores da companhia, “mais agilidade nas tomadas de decisões corporativas”. Ao todo, as mudanças envolvem 550 lojas em todo o país, totalizando mais de 50 mil funcionários em 18 estados, além do Distrito Federal.

A mudança não é apenas no nome do grupo. A principal medida decidida pelo Grupo BIG é mudar a política de preços ao consumidor. Se a Walmart costumava manter preços estáveis, a nova holding avalia que a melhor oportunidade é oferecer “preço de promoção” ao consumidor.

Entre os objetivos do Grupo também está a mudança de percepção da clientela. Para isso, estão previstas a ampliação do sortimento de produtos nas lojas e obtenção de “excelência” no atendimento.

De acordo com o Grupo BIG, ao longo dos próximos 18 meses, serão investidos mais de 1,2 bilhão de reais na modernização e ampliação de lojas. O foco dos estabelecimentos será o “atacarejo”, uma mistura entre o atacado – praticado pelo Maxxi – e o varejo – capitaneado pelo TodoDia e pelo (quase extinto) Nacional.

O que muda?

A primeira mudança a ser sentida deve ser a troca do layout das lojas Walmart. As unidades voltarão a se chamar Big no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Parana; e nos estados do Sudeste. No Nordeste, as lojas receberão o nome Big Bompreço.

As alterações de nomes em pelo menos 100 lojas devem ocorrer até junho de 2020. Conforme a empresa, já estão ocorrendo mudanças na operação ao redor de todo o país, com a renovação das lojas. Os atacados Maxxi, por exemplo, já estão passando por revitalizações.

Mantido sob marca americana, o Sam’s Club terá, em um período de um ano, dez novas lojas. A primeira será inaugurada no início desse segundo semestre e, até o final do ano, mais três unidades serão abertas.

A volta do Nacional

Seis lojas com a bandeira Mercadorama e sete Walmart Supermercados passarão a adotar a bandeira Nacional. A troca deve ocorrer até meados de 2020, conforme o Grupo BIG. Ao todo, são 41 lojas ainda com a marca conhecida pelos gaúchos.

Na bandeira BIG, são 31 lojas, distribuídas pelos três estados da região Sul do país. As lojas do Walmart no Sudeste e Centro-Oeste passarão a se chamar BIG nos próximos meses.

A única marca presente no Rio Grande do Sul que não deve sofrer alterações é a Todo Dia. Conforme o Grupo BIG, são 115 lojas da rede, em diferentes estados, incluindo o RS.