O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati esteve, na manhã deste sábado (17), na região das Ilhas, acompanhando as equipes da prefeitura que estão atendendo os desalojados em função das cheias do Guaíba. A Defesa Civil estima que 600 pessoas no total estejam sendo atendidas em abrigos, além de cerca de 500, em barracas, que se negam em deixar as casas.
“Estamos preocupados com o represamento das águas em função do vento Sul. Por outro lado, a solidariedade das pessoas tem sido fantástica. Estamos também recebendo uma importante ajuda do Exército, que está dando apoio aqui nas Ilhas”, comentou o prefeito.
Fortunati informou ainda que estão sendo ampliadas as equipes de abordagem para o convencimento das famílias irem para abrigos. A prefeitura disponibilizou quatro equipes nas Ilhas e um na zona Norte.
As doações continuam sendo recebidas no Ginásio Tesourinha, sobretudo as de alimentos perecíveis. Os produtos mais necessários nesse momento são esses alimentos e, ainda, fraldas infantis e geriátricas.
Também estão sendo recolhidas doações de eletrodomésticos e material de construção na sede do Demhab. “Tenho recebido telefonemas de várias partes do país, de pessoas sensibilizadas com a solidariedade dos porto-alegrenses. É importante que essas pessoas saibam da importância desse gesto”, disse o prefeito.
DOAÇÕES PARA ATENDIMENTO ÀS FAMÍLIAS
O quê: alimentos, garrafas de água, produtos de higiene (xampú, desodorante, escova de dente, absorventes e fraldas geriátricas), produtos de limpeza (sabão em pó, esponjas e panos), lonas e velas.
Onde entregar:
– Ginásio Tesourinha (avenida Érico Veríssimo, s/nº ), das 8h às 22h;
– Gabinete de Defesa Civil (rua Dr. Campos Velho, 426 ), das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.
DOAÇÕES PARA APOIAR A RECONSTRUÇÃO DAS MORADIAS
O quê: móveis, telhas, lonas e madeiras.
Onde entregar: sede do Demhab (av. Princesa Isabel, 1115), das 8h às 20h, de segunda-feira a sábado (no sábado, a entrega deve ser feita pela entrada lateral, na guarita da rua Conde D’Eu).
Cotidiano