Mais de 22 mil pessoas são afetadas pelas chuvas e previsão é de mais transtornos

Mais de 5 mil famílias tiveram as casas danificadas pela chuva de granizo em 50 municípios gaúchos. O número total de famílias afetadas subiu para 5.267, o equivalente a 22.554 pessoas. Conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) e a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, continua mantida a previsão de grandes volumes de chuvas e de granizo nos próximos dias. Qualquer problema pode se informado pelo telefone 199, que atende 24 horas.
Taquara, na região metropolitana de Porto Alegre, foi o município mais afetado no RS, com 1.958 casas atingidas por granizo. Na tarde de ontem (18), a Defesa Civil estadual foi ao local entregar lonas, orientar os moradores e acompanhar a situação da cidade.

No Estado, ainda há alerta para volumes significativos de chuva e de granizo no fim de semana. Até o momento, 14 famílias (no total de 58 pessoas) estão abrigadas em casas de amigos e parentes, sendo dez em Tupanci do Sul e quatro em São José do Ouro.
Em Santa Cataria, a Defesa Civil registrou chuva e vento forte, além de granizo, em 16 municípios. Mais 57 sofreram diversos danos, como alagamentos e deslizamentos. Ao todo, mais de 3 mil pessoas foram afetadas. Até agora, há notificação de 584 casas danificadas ou destruídas no estado, além de duas instalações públicas.
A previsão para as próximas horas é de mais chuva forte, com raios, no estado, nas regiões oeste, meio-oeste, Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis Serrana. Há ainda risco de granizo. A previsão é que os temporais com raios continuem neste domingo.