A chuva de granizo que atingiu quase todas as regiões do Estado deixou danos em 50 municípios gaúchos, conforme levantamento oficial da Defesa Civil. Em dois dias são 3.809 famílias (16.196 pessoas) que tiveram prejuízos em decorrência dos eventos. Destas, 14 (58 pessoas) precisaram deixar suas casas e já estão abrigadas em residências de familiares, enquanto as demais receberam lonas e materiais de apoio.
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul conta com 12 equipes distribuídas pelo estado prestando apoio aos municípios. Na tarde desta sexta-feira foram entregues lonas, colchões, agasalhos e cobertores em algumas das cidades mais afetadas como suporte aos atingidos.
Ao todo, são 16 municípios com residências atingidas. Entre eles, os mais afetados são Sarandi, com mais de 500, Novo Hamburgo e Taquara, ambos com 500 residências danificadas. O levantamento dos prejuízos ainda é prévio e os danos continuam sendo contabilizados pela Defesa Civil, bem como o acompanhamento e monitoramento da situação junto aos municípios.
Cotidiano