O DMLU (Departamento Municipal de Limpeza Urbana) realizou nesta segunda-feira (15) uma reunião para planejar a operação de limpeza dos resíduos originados do temporal que atingiu a cidade no último dia 29. Até o momento, já foram recolhidas 7,1 mil toneladas desses resíduos.
Curta nossa página no Facebook, siga no Twitter e receba nossas atualizações
O “Mutirão da Cidade – Todos devem fazer a sua parte” terá início nesta terça-feira (16), com estratégias regionais de atendimento. Serão contemplados cinco bairros prioritários: Bela Vista, Jardim Botânico, Moinhos de Vento, Petrópolis e Rio Branco. Além do recolhimento de galhos e árvores nas vias públicas, a Assessoria Comunitária do departamento orientará os moradores desses bairros para as opções de descarte correto oferecidas pelo DMLU.
Galhos gerados pela queda de árvores, materiais de construção ou outros resíduos que estão no interior dos terrenos não devem ser colocados nas calçadas, já que tais resíduos não são recolhidos pelas coletas regulares.
O diretor-geral do DMLU, André Carús, destaca que a adesão da população a esse trabalho será fundamental para que o espaço urbano volte à normalidade. “Vamos manter a base de apoio na unidade de serviço da região Sudeste, com três retroescavadeiras e oito caminhões, mas precisamos do auxílio de todos para recolher esses resíduos e impedir o surgimento de focos de lixo”, informa Carús.
Descarte correto
Os cidadãos que tiveram problemas em suas áreas particulares devido ao temporal devem disponibilizar os entulhos em uma das sete Ecoponto (Unidades de Destino Certo), localizadas estrategicamente na cidade. É possível entregar até 0,5 metro cúbico de material por pessoa a cada dia. Outra opção é utilizar os serviços de coleta paga, pelo telefone 156. Além dos Ecopontos, o DMLU também conta com os serviços de coletas Certa e Eventual.