“Eles que enfiem no c… todo o processo!”, queixa-se o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao telefone, irritado, em vídeo gravado pela deputada federal Jandira Feghali (PC do B-RJ).
Do outro lado da linha, quem falava com o petista era a presidente Dilma Rousseff, segundo a deputada.
O registro foi feito poucas horas depois de o petista ter sido levado coercitivamente pela Polícia Federal para depor na Operação Aletheia, nova fase da Lava Jato que tem o ex-presidente como principal alvo.
Curta nossa página no Facebook, siga no Twitter e receba nossas atualizações
O diálogo entre Lula e Dilma, travado quando o ex-presidente estava no diretório estadual do PT em São Paulo, era provavelmente uma referência às investigações contra o petista (veja o vídeo abaixo).
Vídeo mostra Lula reclamando de “processo” para Dilma https://t.co/1qn3VYCwvT pic.twitter.com/MWhlIcRba0
— JOTA (@JotaInfo) March 5, 2016
“O Lula está neste momento conversando com a presidenta da República. E nós estamos aqui com ele. Ele está muito tranquilo, com muita coragem e com muita capacidade de guerrear, muito seguro das suas informações”, afirma Jandira logo após o xingamento.
Momentos depois, o ex-presidente fez um discurso inflamado para a militância do partido.
Além dos mandados de condução coercitiva, foram executadas ordens de busca e apreensão no apartamento em São Bernardo, nas casas dos filhos de Lula e no sítio em Atibaia que o petista frequenta. Os procedimentos foram parte da 24a fase da Lava Jato, batizada de Aletheia, que apura se empreiteiras e o pecuarista José Carlos Bumlai favoreceram Lula por meio do sítio em Atibaia e o tríplex no Guarujá. O ex-presidente nega as acusações.