Em partida válida pela 26ª rodada do Brasileirão, era de vital importância para ambas as equipes. Uma em busca de encurtar a distância em relação ao G4, a outra em busca de encurtar a distância para o líder Corinthians. Quem diria, que nesta altura da competição o time gaúcho e o paranaense estivessem almejando algo além do que não ser rebaixado? Pelo menos era o que se supunha no começo do ano.
A partida foi realizada no estádio Couto Pereira, do Coritiba. Tudo por conta de um show que será realizado na Arena da Baixada no final de semana . A esperada pressão do time da casa nos primeiros quinze minutos de partida, praticamente não aconteceu. As equipes se anularam na maioria das tentativas de jogadas de ataque. Eram 24′ do primeiro tempo e o jogo estava lento, e com uma chance de gol para cada lado.
Aos 26′ o ataque Paranaense pressionou um pouco e em um cruzamento reclamou de toque do volante Edinho dentro da área, o que seria pênalti não marcado pela arbitragem. A bola, bateu no peito do jogador. Aos 29′ o Atlético chegou de novo, desta vez com um cruzamento pelo lado direito de Marcos Guilherme, mas a cabeçada do atacante Hernani foi por cima do gol.
Aos 31′ o ataque Gremista, trocou passes pelo lado esquerdo de, como gosta de fazer, bola no chão, passes rápidos, e esta troca de passes tirou a boa marcação do atlético do lugar, quando a bola chegou nos pés de Luan, o meia Douglas, estava completamente livre dentro da área, e em posição legal, teve o trabalho de tirar do goleiro e empurrar para o fundo do gol. Um a zero Grêmio.
Em seguida o Rubro negro começou a pressionar, em boa jogada pelo lado direito, um cruzamento fechado e alto, encontrou Walter livre, o atacante chutou forte a queima-roupa e Marcelo Grohe fez grande defesa. O arqueiro, que era dúvida para o início da partida, sentiu o torcicolo que o tirou das últimas partidas, aos 41′ do primeiro tempo, e deu lugar ao garoto Tiago. Daí, até o final do primeiro tempo, fica o registro da trapalhada de Erazo aos 50′, ao cobrar uma falta, ele tocou na bola e não havia ninguém do tricolor por perto para recebê-la. Ficou para o ataque do Alético que perdeu a chance com o corte de Edinho.
Logo no início da segunda etapa, o Grêmio, com a marcação adiantada que resultou em uma roubada de bola do volante Edinho onde Giuliano ficou com a sobra e deu uma grande assistência para Luan, o atacante veio de trás e marcou o segundo gol tricolor. O que já era bom, esta ainda melhor. Dois a zero, fora de casa. A partir daí as chances de gol para o tricolor passaram a se ampliar, pois o Atlético Paranaese se abriu em busca de um gol para descontar, e o contra ataque passou a ser constante.As chances de gol começaram a surgir junto com os espaços deixados pelos Atleticanos.
Com o jogo sob controle, a troca de passes do time gaúcho passou a ser motivo para desleixo. Mesmo sem pressionar, Otávio escapou pelo lado e após uma falha da defesa, mais precisamente de Marcelo Oliveira que não fez a cobertura, o atacante Ewandro ficou livre, e marcou sem maiores dificuldades. Logo após o gol, o Rubro negro da baixada, cresceu, e passou a pressionar. Abusando de cruzamentos e contando com que o goleiro Tiago fosse sair mal do gol, mas o goleiro fez uma grande defesa aos 46′. Aos 48′, o desespero havia tomado conta do time Paranaense, que exerecia uma pressão desorndenada e fora do lugar. O final da partida chegou e o 2×1 para o tricolor gaúcho não foi alterado.
A vitória trouxe, além dos três pontos, a chance de continuar na briga pelo título. A partida mostrou que o time continua focado, e pronto para encarar mais dificuldades que vão surgir na competição. O tropeço em casa contra o bom time do São Paulo, não abalou o ânimo dos jogadores e da comissão técnica. A delegação Gremista, volta para Porto Alegre afim de se preparar para o jogo contra o Palmeiras no próximo sábado às 18:30 no Pacaembu, por conta de um Show no Alianz Parque.
Cotidiano