Lua de Sangue e maior eclipse lunar total levam os olhos para o céu nesta sexta

Todos os olhos levam para o céu nesta sexta-feira (27), em especial a partir das 16h30min, quando começa o eclipse lunar mais longo do século 21. A previsão de duração é de cerca de uma hora e 43 minutos. O ponto máximo em Porto Alegre acontece por volta das 17h42min. Será possível acompanhar o fenômeno, que inclui um tom avermelhado chamado Lua de Sangue, em quase todo o planeta. Ele ocorre em geral duas vezes por ano, com duração de 60 a 80 minutos, mas pode durar muito menos – em 2015,a cobertura total da Lua durou apenas 12 minutos.

No Brasil, o eclipse não será visível pelo período integral de 104 minutos. A Lua nasce com o céu ainda claro, e quando ela começa a sair da sombra da Terra é que começa o eclipse, com o Sol, Terra e Lua alinhados nesta ordem. O Sol ilumina a Terra e faz uma sombra no espaço em duas partes. A penumbra, que ainda revela raios do Sol, e a umbra, que não recebe qualquer feixe de luz. Quando a Lua entra totalmente na sombra escura, temos o eclipse total.

O fenômeno já carrega um grau de ineditismo por si só, mas, desta vez, o espetáculo promete ser ainda maior pelas cores: um efeito laranja avermelhado provoca a chamada Lua de Sangue.

Essa tonalidade avermelhada é causada pelos raios de sol, passando pela atmosfera. Mesmo o sol não estando aparente, ainda há um pouco dessa luz e os tons vermelhos são os menos filtrados, se destacando mais. O mesmo ocorre no eclipse total da Lua. Embora totalmente no escuro, os raios solares que passam pela atmosfera da Terra. Passam os mais próximos do vermelho e ela fica com essa tonalidade.

Onde ver o eclipse em Porto Alegre

O Planetário Prof. José Baptista Pereira, o Observatório Astronômico e o Departamento de Astronomia do Instituto de Física, espaços que promovem ensino, pesquisa e extensão na UFRGS, prepararam em parceria atividades para acompanhar tanto o eclipse lunar total como também a maior aproximação de Marte desde 2003.

A ocorrência do eclipse lunar na mesma semana da oposição/aproximação de Marte é uma coincidência astronômica, já que ele depende apenas da configuração geométrica entre Terra, Lua e Sol. O fenômeno vai ter início ainda durante a tarde, com a Lua abaixo do horizonte em Porto Alegre, iniciando às 16h30min (horário de Brasília), 51 minutos antes da Lua nascer. O final da totalidade está previsto para 18h13min, e o eclipse termina 20h28min.

A programação terá lugar no Planetário Professor José Baptista Pereira (av. Ipiranga, 2000, Campus Saúde), no Observatório Astronômico da UFRGS (Oswaldo Aranha, S/N, atrás do prédio da Engenharia, Campus Central) e no Observatório Campus do Vale (sobre o DAEF – Diretório Acadêmico dos Estudantes de Física, Campus do Vale). Mais informações sobre o evento estão disponíveis no Facebook.

Outra opção é o Observatório Astronômico da PUCRS, localizado na sala 601 do prédio 8 do Campus (av. Ipiranga, 6681 – Porto Alegre).