Nesta segunda-feira (17), o LIDE RS apresentar em um café da manhã com a imprensa o balanço do ano de 2018 e as projeções da entidade para o ano de 2019. Na ocasião, o presidente do LIDE RS, Eduardo Fernandez, fez uma explanação sobre os eventos promovidos e temas abordados durante o ano, com a participação de lideranças nacionais e pré-candidatos às eleições.
Segundo Fernandez, a projeção do crescimento do PIB a nível nacional e regional para o ano de 2019 é de aumento de 2,5% no Brasil e de 2,2% no Rio Grande do Sul. O cenário entre os empresários de todo o país ouvidos pela entidade é de confiança na melhora dos negócios é de 78% para o próximo ano. Cerca de 17% acredita no equilíbrio e apenas 5% crê em piora.
O dirigente também destacou a necessidade do fomento à infraestrutura, PPPs – que são raras no RS, de acordo com Fernandez – além de concessões e privatizações, tanto na esfera nacional quanto estadual.
Fernandez também destacou o Ranking de Competitividade dos Estados e seus 68 indicadores, tais como infraestrutura, educação, sustentabilidade, inovação, solidez fiscal e potencial de mercado.
O presidente do LIDE RS lembrou que além de projetos e contatos com o Executivo, também deve acontecer maior aproximação com o Legislativo.
O primeiro evento de 2019, previsto para 24 de janeiro, será com o governador eleito, Eduardo Leite, adiantou Fernandez. Depois seguirão-se os almoços e fóruns de varejo, turismo, seminários de gestão e agronegócios, entre outros.
Além disso, propostas de aumentos de impostos estarão diretamente relacionados à resposta dos governantes. “Queremos o comprometimento dos governos, no sentido de eficiência na gestão, privatizações, PPPs e concessões, uma boa gestão fiscal e também o compromisso de que haverá investimentos e não apenas pagamento de funcionalismo e custeio”, disse Fernandez ao citar apoio em projetos de aumento da carga tributária. A desburocratização de licenciamentos ambientais para facilitar o investimento das empresas também foi citado.
Também foram apresentados os projetos e resultados do LIDE Cidadania – apresentado por Cláudio Bins – além do LIDE Mulher e LIDE Futuro. O primeiro é relacionado ao compartilhamento de livros e incentivo à leitura.
O LIDE Mulher, segundo Fernandez, deve ter uma atuação mais efetiva em 2019, com um conselho composto por grandes lideranças femininas. Já o LIDE Futuro vai focar em jovens lideranças, mentoring e visitas a grandes empresas.