Liberados funcionários feridos durante vazamento químico em empresa de Gravataí

Foram liberados os funcionários levados para atendimento médico após o incidente que causou vazamento de produto químico em uma das empresas que atua no Complexo Automotivo da General Motors, em Gravataí, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Ao todo, 12 funcionários da empresa Johnson Controls foram levados ao hospital.
Os feridos foram encaminhados para atendimento médico no Hospital Dom João Becker e liberados no início da tarde. Todos foram liberados para suas casas e voltaram a trabalhar normalmente na terça-feira (16). Não houve hospitalizações ou internações.
Conforme o Sindicato dos Metalúrgicos, o produto que vazou é isocianeto. A Johnson Controls informou que o vazamento envolveu um produto químico utilizado na fabricação de espuma de assentos de veículos automotores e disse estar investigando as causas do incidente.
A Johnson Controls faz parte do complexo da General Motors e produz bancos automotivos. Segundo a GM, o vazamento não interferiu na produção da fábrica.

Posição da Johnson Crontrols sobre o incidente:

“Na segunda-feira, 15 de agosto, ocorreu um vazamento de um produto químico utilizado na fabricação de espuma de assentos de veículos automotores em nossa unidade fabril de Gravataí (RS), Brasil. 
O vazamento foi contido rapidamente com sucesso dentro da fábrica e não ocorreu do lado externo da instalação.

  • Não há nenhum risco para a saúde ou a segurança dos funcionários da fábrica.
  • Como medida de precaução, 12 funcionários da Johnson Controls foram levados a um hospital para avaliação; nenhuma lesão ou doença foi diagnosticada. Todos foram liberados para suas casas e voltaram a trabalhar normalmente na terça-feira, 16 de agosto. Não houve hospitalizações/ internações.
  • A fábrica da Johnson Controls em Gravataí produz espumas para bancos e assentos de veículos para a montadora General Motors. A Johnson Controls adquiriu essa unidade fabril da empresa Lear Corp., em janeiro de 2015.
  • Estamos investigando o incidente com a equipe de gestão da fábrica e da área de EHS, responsável pela saúde e segurança ambiental da Johnson Controls na região.
  • A Johnson Controls está comprometida em fornecer um ambiente de trabalho seguro para seus empregados. Nós consideramos incidentes, como este, muito sério e estamos investigando a fundo as causas.
  • A fábrica de Gravataí possui todas as licenças legais para operar e possui o certificado ISO 14001, seguindo rigorosamente normais ambientais.”