O DAER (Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem) liberou, ainda ontem (17), duas das três faixas do quilômetro 43 da ERS-122, na Serra. O trecho estava com circulação interrompida pelo deslizamento de terra.
Das três faixas, apenas duas foram liberadas: uma para a subida da Serra e a outra no sentido contrário. No local, houve queda de material de encosta, que precisou ser detonada.
“Trabalhamos ininterruptamente para que a rodovia fosse desobstruída com segurança para os usuários”, disse o diretor-geral do Daer, Luciano Faustino. “Com esse serviço concluído, agora vamos concentrar esforços na contratação de um estudo para a solução definitiva desse segmento.”
O desbloqueio e a liberação da pista foram realizados pelas equipes do Daer e da empresa contratada para a manutenção das rodovias da 2ª Superintendência Regional do departamento, de Bento Gonçalves. O trabalho exigiu a detonação das rochas que desmoronaram. Muito pesadas, não poderiam ser transportadas para a sua remoção. Além disso, ocorreu a recuperação do pavimento danificado e pintura da sinalização de pista.