Áreas de instabilidade associadas a um sistema de baixa pressão atmosférica seguem atuando no Rio Grande do Sul e trazem chuva do Centro para o Leste gaúcho. Nesta última região, a precipitação pode ter intensidade moderada a forte e, pontualmente, ocorrerão acumulados expressivos.
O que tem causado tanto tempo instável é um ciclone extratropical que ainda está se formando no Uruguai. Ele tem impulsionado as nuvens sobre o Estado. Nesta quinta, elas avançam da Argentina para o alto mar, passando pelo Estado.
Por conta disso, há advertência para chuva forte em todo o Leste gaúcho. O CPTEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos) adverte que a chuva pode ser forte em toda a faixa litorânea – de Sul a Norte, outros municípios do Sul do Estado mais afastados do mar, região metropolitana, Vales do Sinos e Paranhana, e Serra. O alerta é válido principalmente para a primeira parte do dia. Depois, o tempo melhora aos poucos.
O Centro do Estado, Norte e Campanha ainda devem ter tempo instável, mas a chuva – se ocorrer – será de menor intensidade. A Fronteira Oeste e Noroeste do Estado devem ter uma quinta-feira com tempo mais aberto e ele, o Sol, pode voltar a aparecer. Temperaturas sem grande alteração.
Em Porto Alegre, muitas nuvens provocam chuva, inclusive a chuva pode ser forte entre a madrugada e manhã, mas no decorrer da tarde o tempo melhora e o sol aparece, segundo o Sistema Ceic-Metroclima. O vento sopra fraco do quadrante Leste. A temperatura terá maior elevação e fica amena. Temperatura entre 20°C e 12°C.