O governador eleito do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori (PMDB), foi empossado na tarde de ontem com a realização de cerimônia de juramento na Assembleia Legislativa. Em seguida, encaminhou-se ao Palácio Piratini para o ato de transmissão de cargo.
Sartori iniciou seu discurso agradecendo a todos os gaúchos pela confiança e incentivo e lembrou que o dia 1º de janeiro é uma data especial de paz e fraternidade, na qual o Rio Grande do Sul vive um momento de encontro entre o Estado que já fomos, o Estado que somos e o Estado que queremos ser. “Precisamos dar início a uma mudança ampla, profunda, larga e duradoura em todos os processos de gestão do governo. Não podemos correr o risco de ser um Estado velho num mundo moderno”, enfatizou o governador.
O novo governador ainda citou a qualidade de vida como meta de seu Governo. “Falo de combate à pobreza e à desigualdade. Falo de uma educação melhor, de uma saúde melhor, de uma infraestrutura melhor, de um ambiente mais propício para quem quer gerar emprego e renda”, destacou.
A respeito do corte de gastos, Sartori referiu-se à redução de despesas consideradas supérfluas e na necessidade de fazer políticas sociais, com investimento nas pessoas. “Para isso, é preciso destravar caminhos, desburocratizar, agilizar processos, adotar práticas modernas de atendimento, ser receptivos a quem aqui quer investir e gerar emprego e renda”, ressaltou.
Leia a íntegra do discurso de José Ivo Sartori na Assembleia Legislativa
https://agoranors.com//wp-content/uploads/2015/01/upload-20150101181704discurso_de_posse___assembleia_vrs_final.pdf
Após a solenidade de posse, Sartori foi ao Piratini para a cerimônia de transmissão de cargo. Após votos de bom governo do ex-mandatário Tarso Genro, o novo governador fez um novo discurso para as cerca de 800 pessoas presentes.
Suas palavras se focaram a importância da eficiência do Estado no atendimento à população gaúcha. “Falamos de uma sociedade que dá certo, mas também de um aparato estatal que ainda precisa melhorar muito”. E completou: “Mais do que nomes, siglas partidárias, circunstâncias históricas, celebro o Estado que somos, a comunidade que formamos”.
O novo governador também apontou a necessidade de eliminar diferenças e preconceitos. “Somos diferentes, sim, mas pertencemos ao mesmo chão, ao mesmo Estado mãe. Vivemos a mesma realidade. E isso nos une, nos aproxima, nos congrega, nos faz solidários”, completou.
Leia a íntegra do discurso de Sartori no Palácio Piratini:
https://agoranors.com//wp-content/uploads/2015/01/upload-20150101181704discurso_de_posse___palacio_vrs_final.pdf
Cotidiano