O governo do Estado do Rio Grande do Sul lançou, nesta segunda-feira (30), o edital que oferece 4,1 mil vagas de nível médio para o cargo de policial militar e outras 450 vagas para o cargo de bombeiro militar também de nível médio. Este é o primeiro edital para o preenchimento de vagas desde o desmembramento do Corpo de Bombeiros da Brigada Militar ocorreu.
Para o cargo de soldado da Brigada Militar, os candidatos devem ter Carteira Nacional de Habilitação classificada no mínimo na categoria “B”, estar em dia com as obrigações eleitorais, ter bons antecedentes e Sindicância da Vida Pregressa. O processo é destinado a pessoas entre 18 e 25 anos com ensino médio completo.
O exame intelectual acontece em 17 de dezembro, seguido pelo exame de saúde, de capacitação física e psicológico. Com a aprovação nas quatro fases seletivas, o candidato será incluído na BM, na graduação de Soldado de 1ª Classe. Após a formalização da inclusão, o candidato será matriculado no Curso Básico de Formação Policial Militar, na condição de Militar Estadual.
Os PMs, diz o Estado, irão reforçar a segurança pública na rua. No caso dos soldados de 1ª Classe dos Bombeiros, são atribuições a execução de atividades de prevenção e combate a incêndios, de busca e salvamento e de defesa civil, entre outras previstas em lei.
Tanto para os novos PMs quanto para os bombeiros, os vencimentos equivalem a R$ 3.760,54, e demais vantagens, com jornada de trabalho de 40 horas semanais. O concurso, tanto da BM quanto do CBM, também reservam 16% das vagas a pessoas negras ou pardas, mediante assinatura de termo de autodeclaração.
As inscrições abrem nesta terça-feira (31) e se estendem até 20 de novembro no site da Fundatec (Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências). É preciso se cadastrar e preencher o formulário eletrônico de inscrição. A taxa é de R$ 80.