Cotidiano

Lançadas as obras do Hospital e Centro Clínico LifeDay Litoral Norte

Um evento com cerca de 300 pessoas marcou o início das obras do Hospital e Centro Clínico LifeDay Litoral Norte, nesta terça-feira (13), em Xangri-lá. A cerimônia de lançamento do novo complexo de saúde reuniu autoridades do litoral, como os prefeitos de Xangri-lá, Capão da Canoa e Osório, representantes do Governo do Estado, empresários, imprensa, profissionais de saúde e do segmento imobiliário.

Projetado para ficar pronto num prazo acelerado, entre dois anos e meio e três anos, as estruturas do Hospital e Centro Clínico LifeDay Litoral Norte já estão sendo comemoradas e representam um avanço para a demanda de atendimento em saúde. Conforme estudos dos investidores, quando o hospital estiver concluído há a expectativa de serem realizados ao menos 20 mil atendimentos e quinhentas cirurgias mensais. Mais de 150 médicos devem trabalhar no local ao lado de cerca de 500 colaboradores.

A construção do empreendimento é assinada pela D1.RS Empreendimentos, que acumula mais de 30 anos de experiência no segmento. O projeto é fruto da união da expertise da construtora com o reconhecido Escritório de Engenharia Joal Teitelbaum, e a Seferin&Coelho Consultoria e Gestão em Saúde, que será responsável pela gestão do novo hospital e dos serviços para profissionais do Centro Clínico.

O projeto arquitetônico e as instalações são fruto do trabalho conjunto das empresas Seferin Arquitetura e L+M. “Este projeto, sem medo de errar, é um marco para a história do litoral gaúcho. Construir um hospital em um país em que todos os indicadores de saúde revelam uma dura realidade é acima de tudo acreditar que podemos colaborar com a qualidade de vida da cidade onde moramos”, declarou Duani Teixeira, diretor da D1.RS Empreendimentos.

Com longa expertise no gerenciamento de hospitais no estado, Cláudio Seferin agradeceu a confiança daqueles que acreditaram no projeto e também lembrou sua contribuição à sociedade. “Um hospital não é uma obra de poucas pessoas, ele é uma obra da sociedade. É desta forma que este hospital será realizado e cumprirá seu papel social”, lembrou Cláudio Seferin, sócio-diretor da Seferin&Coelho Consultoria e Gestão em Saúde

O Centro Clínico LifeDay Litoral Norte terá 70 consultórios com unidades moduláveis em um prédio projetado seguindo normas da RDC-50 da ANVISA. A moderna estrutura de consultórios, que começa a ser comercializada e pode ser 100% financiada pela Unicred Porto Alegre, está integrada ao Hospital LifeDay Litoral Norte, que contará com Centro de Diagnósticos e Tratamento, Bloco Cirúrgico, Leitos de internação e um Pronto Atendimento 24h para adultos e crianças. “Este é um novo conceito de saúde a ser desenvolvido a ser utilizado com as mais modernas técnicas e normas que o setor exige. Temos a convicção da relevância que este projeto possui e do desenvolvimento que dará a todo o Litoral Norte”, destacou Jader Teitelbaum durante a cerimônia.

Os atendimentos serão para planos de saúde e a pacientes particulares numa região em que há carência na área da saúde. “Sem dúvida nenhuma esta estrutura vem a agregar sobremaneira a saúde do Litoral Norte. A Saúde Complementar e a Pública não estão em posições opostas, elas se complementam e veremos ao longo desta construção. Eu entendo que este empreendimento é muito positivo e oportuno e qualificará a saúde do litoral”, avaliou Cláudio Paranhos, coordenador da Secretaria de Saúde do Estado do RS durante o ato de descerramento da pedra fundamental do complexo de saúde.

Pensando na facilidade de acesso de quem mora ou transita entre Osório e Torres, e demais cidades da região, as empresas responsáveis elegeram o bairro planejado Santorini, em Xangri-lá, às margens da Estrada do Mar (ERS 389), para receber o novo complexo de saúde do Litoral Norte. A nova estrutura destinada à saúde está sendo construída numa região em que vivem cerca de 500 mil pessoas durante o ano, população que quase dobra durante a temporada de verão. O investimento ultrapassa os R$ 50 milhões.