RECONHECIMENTO

Juventude renova Certificado de Clube Formador

Com estrutura sólida, o Juventude dispõe de campos de treinamento exclusivos para a base, academia, departamento médico e de fisioterapia.

Foto: Gabriel Tadiotto/EC Juventude

O Juventude teve o Certificado de Clube Formador renovado pela CBF por mais uma temporada. Pelo décimo quarto ano consecutivo, a entidade máxima do futebol brasileiro reconheceu e atestou o trabalho realizado pelo clube gaúcho no processo de formação de atletas e desenvolvimento das categorias de base.

Para receber o documento, as equipes devem atender a uma série de exigências, como garantir a qualificação do processo de formação técnica e social dos atletas juniores.

Com estrutura sólida, o Juventude dispõe de campos de treinamento exclusivos para a base, academia, departamento médico e de fisioterapia. Além disso, o clube prioriza a formação pessoal dos jogadores, por meio da realização de ações sociais e educativas.

“O Juventude tem a formação de atletas em seu DNA. O clube sempre investiu nas categorias de base e procura, continuamente, aprimorar os processos dentro do departamento. A renovação do Selo de Clube Formador é mais uma prova de que somos referência no futebol brasileiro no quesito formação de jogadores. Em 2024, visamos aperfeiçoar ainda mais a estrutura e o espaço para nossos atletas. Além disso, seguiremos investindo em profissionais que possam agregar tecnicamente na evolução diária dos jovens que vestem o manto Alviverde”, comenta Jones Biglia, Vice-Presidente das categorias de base do Juventude.

Formação integral

Com uma filosofia de trabalho que valoriza a formação integral dos atletas, o Juventude é hoje um dos principais clubes formadores do futebol brasileiro.

“A renovação do certificado fortalece cada vez mais o trabalho realizado pelo Juventude na base. Seguimos entre os melhores do país no quesito formação de atletas. O selo formador nos capacita e possibilita proporcionar ao atleta tudo aquilo que ele necessita para seu desenvolvimento e potencialização. É um grande feito para nosso clube, que deve se orgulhar desta conquista”, afirma Fernando Rech, Diretor-Executivo das categorias de base do clube.

Regulamentado pela CBF em 2012, o Certificado de Clube Formador premia as equipes especializadas na formação de jogadores e que cumprem os requisitos solicitados pela entidade máxima do futebol brasileiro, como assistência médica, psicológica e nutricional, custeamento de transporte e alimentação, uniforme de jogo e treino, frequência escolar e participação em competições.