Cotidiano

Justiça determina desbloqueio de estação de transbordo do DMLU

A 5ª Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre atendeu pedido do município e determinou a liberação da estação de transbordo de lixo da Lomba do Pinheiro, bloqueada por manifestantes. A decisão é do juiz Murilo Magalhães Castro Filho, que fixou multa diária de R$ 5 mil em caso de descumprimento da decisão judicial.
A unidade do DMLU estava bloqueada por grevistas ligados ao Simpa (Sindicato dos Municipários de Porto Alegre) desde às 22h de quarta-feira (15). O bloqueio impedia o descarregamento dos resíduos coletados pelos caminhões da coleta Domiciliar e Automatizada, que fizeram fila no local.

Curta a nossa nova página no Facebook
Siga no Twitter e receba todas as nossas atualizações

Cerca de 80 caminhões ficaram impedidos de descarregar o lixo no local. Os caminhões já realizaram coleta, mas ficaram carregados em garagens do Departamento, onde não podem descarregar.
A decisão liminar atendeu ainda o pedido de reintegração de posse dos prédios que haviam sido bloqueados no dia de ontem: edifício administrativo da prefeitura, na Siqueira Campos, 1300, do prédio da Controladoria-Geral do Município, localizado na rua General Vitorino, também no Centro Histórico da Capital, instalações do Dmae, localizadas nas ruas São Francisco e Livramento.
Os bloqueios impediram a realização de atividades administrativas e também do atendimento à população. No local, funcionam secretarias como Administração, Fazenda, Planejamento Estratégico e Orçamento, Acessibilidade, Trabalho e Procuradoria-Geral do Município. A estimativa da Prefeitura é de que, somente na quarta, mais de mil atendimentos ao público deixaram de ser realizados.