Justiça aceita denúncia contra ex-padre acusado de abuso de menores

O ex-padre João Marcos Porto Maciel, também conhecido como Dom Marcos de Santa Helena, que atuava em Caçapava do Sul, vai responder pelos crimes de estupro de vulnerável e posse irregular de arma de fogo de uso permitido.
O Juiz de Direito Diego Cassiano Lorenzoni Carbone, da 2ª Vara Judicial da Comarca de Caçapava do Sul aceitou, nessa segunda-feira (9), a denúncia do Ministério Público contra o réu.
Na decisão, o magistrado afirma que as provas apresentadas pelo MP, de forma preliminar, indicam que há indícios de que o ex-padre praticou os crimes. O processo tramita em segredo de justiça.
Entenda o caso
O ex-padre foi apontado como responsável pelo estupro de dois meninos, no período de 2007 a 2010. Excomungado da Igreja Católica e expulso da Anglicana, em 2011, o homem foi preso durante a operação “Silêncio dos Inocentes”, da Polícia Civil. Durante a detenção, foram apreendidos, além de um revólver e uma espingarda, a quantia 6 mil reais.
No Presídio Estadual de Caçapava do Sul, o ex-padre espera julgamento em uma cela isolada. Ele também recebe dieta especial para diabetes, sob recomendação médica.