Uma decisão judicial, tomada por conta de uma questão trabalhista, motiva a interdição das balsas da travessia no Rio Jacuí, na BR-153. Os equipamentos vinham sendo usados após o bloqueio da Ponte do Fandango, em Cachoeira do Sul, em função de obras de recuperação da estrutura.
As duas balsas, a Deusa do Jacuí e Vitória, estão sem funcionar desde o início da manhã. Ainda não há previsão para liberação dos equipamentos.
A Ponte do Fandango, na BR-153 é principal forma de ligação da BR-290 com a ERS-287. As obras de recuperação do leito devem seguir mais 40 dias. A liberação do trânsito prevista para o dia 8 de outubro.
Rotas alternativas sugeridas pelo Dnit
Porto Alegre – Cachoeira do Sul: Pela BR-290 ir até a BR-471, em Rio Pardo, depois em Santa Cruz do Sul seguir pela RST 287 até Novo Cabrais a BR-153
Cachoeira – Fronteira Oeste: Sair pela BR-153, seguir até RST 287 em Novo Cabrais e em Santa Maria pegar a BR-158 e retornar à BR-290 em Rosário do Sul.
Cachoeira – Porto de Rio Grande: Quem sai de Cachoeira do Sul e vai para o Porto de Rio Grande deve ir até Santa Maria e pegar a BR-392.