Inter luta muito, vence o Gre-Nal, mas quem vai às semifinais é o Grêmio

Quem achava que o clássico Gre-Nal da noite desta quarta-feira, no estádio Beira-Rio, seria morno e sem emoções devido à enorme vantagem construída pelo Grêmio no confronto da Arena se enganou. O tricolor está classificado para as semifinais do Campeonato Gaúcho mas a vitória colorada por 2 a 0 quase tirou a vaga  do time de Renato Portaluppi.

Como era esperado, o Inter foi para cima no início do jogo empurrado pela necessidade de buscar um amplo placar adverso. O time de Odair Hellman terminou os primeiros 45 minutos com mais de 60% de posse de bola. Mas, mesmo com essa superioridade, os donos da casa não conseguiram transformar o ímpeto em muitas chances de gol.

Quem teve a primeira oportunidade de marcar foi o Grêmio. Aos 24 minutos Jael fez pivô e passou para Luan bater rasteiro, com perigo. Marcelo Lomba se esticou para empurrar a bola para escanteio. Pouco tempo depois, o volante colorado Gabriel Dias bateu forte para fora, na primeira chegada à meta de Marcelo Grohe. O gol do Inter saiu aos 33 minutos. Em um lance de bola aérea na área do tricolor, o zagueiro Bressan, que substituiu Geromel convocado pela Seleção Brasileira, agarrou Rodrigo Moledo e o árbitro Leandro Vuaden marcou o pênalti. Nico López bateu e marcou.

O Inter ainda precisava de, no mínimo, mais 2 gols para evitar a desclassificação no tempo normal, e na segunda etapa continuou com a mesma vontade para buscar o feito e começou a ter várias chances de aumentar o placar. Aos 12 minutos Gabriel Dias quase marcou. Aos 14, D’Alessandro bateu falta e obrigou Marcelo Grohe a fazer ótima defesa e aos 20, em nova cobrança, o argentino acertou o ângulo para fazer 2 a 0 e levar a torcida no Beira-Rio ao delírio.

O clássico foi marcado, também, por muita confusão. Várias discussões entre os jogadores paralisavam a partida a todo momento e Leandro Vuáden teve muito trabalho para manter as rédeas do jogo.

Talvez por ter se esforçado muito para suplantar o tricolor, o Inter não conseguiu continuar pressionando nos últimos 15 minutos de jogo. Os jogadores gremistas tiveram mais espaços para tocar a bola e começaram a ter, também, boas oportunidades de marcar. Luan, dentro da área aos 32 minutos, bateu com perigo. Cícero chutou de longe aos 33 e Luan, novamente, concluiu aos 37.

Dessa forma, o jogo se encaminhou para o final e a torcida colorada reconheceu o esforço do time com sonoros aplausos após a desclassificação. Na próxima etapa o Grêmio pega o Avenida, que eliminou o Caxias nas quartas de final. A primeira partida será em Santa Cruz do Sul e a decisão da passagem para a final ocorre na Arena, em Porto Alegre.