O ICF (Instituto Cultural Floresta) vai homenagear, na próxima terça-feira (31), o policial militar que salvou um casal de um assalto no bairro Mont’Serrat, em Porto Alegre. Na ocasião, o brigadiano entrou em confronto com os ladrões e matou um deles após o bandido atirar.
O evento está previsto para ocorrer às 9h, na Praça da Encol, exatamente uma semana depois do episódio. A cerimônia, em reconhecimento a bravura, vai reunir o PM herói e o casal por ele salvo.
Como foi o caso
Na noite da terça-feira passada, 24 de julho, o casal voltava do hospital, onde o marido havia sido atendido, com um pé quebrado. Na rua Silva Jardim, a caminhonete Honda HRV dirigida pela mulher foi parada por outro carro, um Celta, de onde saiu um homem que anunciou o assalto. Outros dois ladrões ficaram no veículo.
O PM à paisana, que fez parte de uma das mais recentes turmas de formandos da Brigada, testemunhou a cena logo depois de deixar uma academia nas proximidades. Ele tomou o cuidado de esperar as vítimas descerem do veículo, identificou-se como policial e gritou para o criminoso que estava no carro se entregar. O bandido não obedeceu e disparou contra o policial que, por sua vez, reagiu e matou o assaltante.
A valorização dos policiais que exercem com dedicação e perícia o seu trabalho é um dos objetivos do Instituto Cultural Floresta, uma entidade apartidária e sem fins lucrativos. O ICF foi criado por um grupo de empresários em Porto Alegre com o propósito de participar da busca de soluções contra a violência e sobretudo ajudar a tornar o Rio Grande do Sul um lugar seguro para viver e prosperar.
Em março, o Instituto fez a doação de 46 novas viaturas e equipamentos para a Brigada Militar e Polícia Civil.