Inscrições para a Avaliação Nacional de Vinhos abrem na terça-feira

Apreciadores de vinho não podem perder a chance de participar da Avaliação Nacional de Vinhos. Trata-se da maior degustação de vinhos de uma safra. O evento, criado pela ABE (Associação Brasileira de Enologia), já está na 26ª edição e destaca os melhores vinhos brasileiros.  A inscrição pode ser feita no site da instituição (www.enologia.org.br).

Não é necessário ser um conhecedor de vinhos, apenas apreciar a bebida. A ideia é reunir pessoas de diferentes estilos, idades e profissões para avaliar as amostras. Os produtos foram os escolhidos por 120 enólogos, que de um total de 351 tipos selecionaram os 16 melhores.  “A avaliação Nacional de Vinhos é a maior celebração do vinho brasileiro. Neste dia, o vinho aproxima amigos e faz novas amizades, comemora a realização de mais uma safra e apresenta o desempenho da qualidade do vinho brasileiro. É o Oscar dos vinhos brasileiros”, destaca o presidente da ABE, enólogo Edegar Scortegagna.

O evento será no dia 29 de setembro, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves. São mais de oito horas de evento, entre abertura degustação e comentários, homenagens, provas de espumantes e almoço. Com 900 vagas para o público, Scortegagna destaca que os interessados devem ficar atentos ao período de inscrições, pois as vagas costumam esgotar nos primeiros dias. Neste ano, as cadeiras serão numeradas. Depois de efetuada a inscrição e o pagamento, o participante deverá acessar o site a partir do dia 15 de setembro para reservar sua cadeira.

Etapas

O processo de classificação começou em junho deste ano, quando as vinícolas se inscreveram para o evento. No mês seguinte, técnicos da ABE e da Embrapa uva e Vinho percorreram o Brasil para coletar os vinhos diretamente dos tanques de aço inox. Amostras recolhidas, a terceira etapa foi degustar e avaliar cada vinho. O resultado será divulgado no dia 29, quando será anunciada a relação dos 30% mais representativos, ou seja, 106 amostras das 351 inscritas por 50 vinícolas de seis Estados brasileiros. Mais informações e valores podem ser obtidas no site da ABE.